sábado, 14 de maio de 2011

O lendário rapper Rakim falou sobre a cena hip-hop atual


Em entrevista para o 'The Guardian', o lendário astro do rap Rakim, falou sobre a cena hip-hop atual, além de revelar como faz para sobreviver sem o mesmo sucesso comercial de antes.

O nível de consciência está definitivamente baixo e o conteúdo das músicas muito leve, mas você precisa entender que o jogo é jovem em novos lugares. Ele ainda está crescendo, disse Rakim sobre os artistas da atualidade. Eu gosto muito do B.o.B e do Lupe Fiasco, os dois estão explorando a música, mas eu não vejo muita arte lá fora.

Embora o rap mais melódico de hoje em dia possa gerar artistas muito bem remunerados e de curta longevidade, Rakim revelou que seu status de lenda não reflete o 'boom' financeiro popularizado durante os anos 90 em programas como 'MTV Cribs'.

Meu contador me deixa numa margem de segurança. Ele realiza quanto dinheiro entra, quanto já temos e faz ele pagar as contas no decorrer do ano. Assim, em algumas semanas nós podemos ter US$ 1500, em outras US$ 500, mas minha família entende tudo isso. Eu não sou um artista do mainstream, mas vi meus filhos nascerem, darem os primeiros passos, crescerem e começarem a estudar. Para mim, isso vale mais que qualquer bolada de milhões de dólares.

Considerado por muitos como um dos maiores de todos os tempos, o 'God MC' já não ocupa os holofotes como antes. Por todos os elogios recebidos pela crítica, é seguro afirmar que muita coisa mudou desde o primeiro projeto comercial de Rakim, em 1987.

Após assinar com a Aftermath de Dr. Dre em 2000 e não lançar nenhum álbum, Rakim viu seu álbum mais recente, The Seventh Seal (2009), vender apenas 12.000 cópias nos Estados Unidos.